12 dicas para se manter Jovem e Ativo

1- Não fume e, se você é fumante, pare imediatamente. Isso não faz parte de nenhum programa de exercícios, no entanto, é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para preservar a sua saúde.


2 - Alimente-se corretamente. A combinação de uma alimentação balanceada com exercícios físicos regulares é a melhor fórmula da fonte da juventude.


3 - Não pense na sua idade! Muitas vezes você se sente cansado, abatido, só de pensar que já passou dos 40, 50 anos. E o pior, a cada ano, a balança sobe um ponto. Para que isso não aconteça, volte a ser criança. É isso mesmo! Vá para um parque, pule corda, suba em árvores, compre um par de patins, ande de bicicleta! Atividades como essas, que melhoram o seu humor e aumentam a auto-estima. Por que não chamar todos os seus amigos para um vôlei de praia? Além do exercício, vocês poderão dar muitas risadas!


4 - Faça uma avaliação clínica. Faça uma avaliação da sua saúde. Toda boa academia faz. Caso prefira fazer exercícios sozinho, sem a ajuda de um personal trainer, procure um médico e peça que ele faça o exame. Assim, poderá fazer exercícios normalmente, sem correr qualquer tipo de risco.


5 - Compreenda e esclareça suas metas de treinamento. Por que você deseja se exercitar? Para emagrecer? Ganhar músculos? Qualquer que seja a sua meta, o melhor a fazer é conversar com um professor de educação física, que lhe dirá qual o exercício mais indicado para você. Fora isso, deve sempre manter uma dieta balanceada.

6 - Melhore seu treinamento cardiovascular. 30 minutos de exercícios aeróbios por dia melhoram consideravelmente o seu trabalho cardiovascular. Caso você esteja começando, vá devagar. Comece com 10 minutos e vá aumentando gradativamente.


7 - Faça exercícios de musculação. Essa atividade é a que mais retarda o processo de envelhecimento do corpo - por dentro e por fora. A musculação deixa seus ossos mais fortes, melhora a sua postura, aumenta a massa magra - quer dizer, ainda ajuda a acabar com aqueles quilinhos extras. Com esse tipo de treinamento, conforme você vai envelhecendo, os seus músculos continuam firmes, ao contrário das pessoas sedentárias. Assim, quando a velhice chegar, você poderá fazer muita coisa, sem precisar da ajuda de ninguém. Não há nada mais gratificante, não?!


8 - Faça alongamento. Antes e depois de qualquer atividade, é imprescindível que você alongue seus músculos.


9 - Idade não é tudo. As características de amadurecimento variam de pessoa para pessoa. Você pode ser um adulto sedentário ou um muito ativo. Não é a idade que dita seu programa de exercícios. O que é apropriado para uma pessoa ativa de 75 anos pode colocar em risco um indivíduo sedentário de 40 anos!


10 - Faça mais alguma coisa. Além de um programa de exercícios regulares, aumente a atividade do dia-a-dia. Isto inclui andar, subir escadas e fazer pequenos trabalhos domésticos, como varrer o chão.


11 - Faça atividades que aumentem a adrenalina. Voar de asa-delta, pular de pára-quedas, surfar... Mas, antes de pensar em fazê-las, faça um check-up e tome algumas aulas com instrutores idôneos.


12 - Desfrute da sua atividade! Escolha atividades que lhe interessam. Você deve aliar a vontade de fazer exercícios com a diversão. Isso, realmente, é que fará com que você tenha uma vida saudável e ativa!