Tekkis

Os katas da série Tekki são três e são executados na postura kibadachi, que por sua forma é também denominada a Postura do cavaleiro. Seus objetivos são iguais as dos Heians ou seja o aperfeiçoamento das bases e a adoção de uma postura firme. Os deslocamentos são sempre para as laterais, nunca para frente nem para trás.

TEKKI SHODAN

É o primeiro desta série e é também conhecido como NAIHANCHI, sendo originário do estilo SHURITE. Possui 29 kyodos (movimentos) em um tempo equivalente a cinquenta segundos totalmente na postura KIBA DACHI , exceto nos deslocamentos, em que pode se observar a postura KAKE DACHI o kiai aparece nos 15 e 29 kyodos. As técnicas de braços são defensivas e quando ofensivas os golpes utilizados são cotoveladas e socos curtos. As técnicas de pernas são usadas em bases ou aplicações de defesas na forma de ASHI NAMI GAESHI , ou com pisões dirigidos ao pé ou ao joelho do adversário.

TEKKI NIDAN

O TEKKI nº 2 possui todas as características do nº 1 e também é conhecido como NAIHANCHI e seus deslocamentos também são para os lados. O principal argumento para explicar o porque do deslocamento para os lados dos katas da série tekki é que as técnicas utilizadas, eram usadas em combates no interior de barcos ou muros dos antigos castelos, onde os combatentes não podiam recuar sobre pena de cair em um precipício e por isso desenvolviam técnicas para os lados. Tanto o TEKKI NIDAN quanto TEKKI SANDAN, foram desenvolvidos por Mestre Itosu que praticava o estilo SHURITE. O TEKKI NIDAN possui 24 kyodos e o kiai é emitido 16º e 24º movimentos, e o seu tempo de execução é equivalente a cinquenta segundos.

TEKKI SANDAN

Possui 36 kyodos e seu tempo de execução é cinquenta segundos; registrando-se os seus kiais no 16º 36º kyodos. Da ênfase a velocidade dos braços em técnicas de soco, cotovelada para trás e formas de livrar o punho de agarramentos, sendo esse seu principal objetivo.