Heians

São considerados os katas básicos do Karatê-do, é uma espécie de luta simulada contra um ou vários adversários e significa paz e serenidade. Tem como objetivos principais o aperfeiçoamento das bases(zenkutsu-dachi, kokutsu-dachi, Kibadachi etc.) a transição (ritmo, tempo e deslocamento) e a aprendizagem dos princípios do soco e do chute.

Foram aperfeiçoados pelo Sensei YASUTSUNE ITOSU , que era conhecido na época como, "o punho sagrado." Seu objetivo era divulgar e simplificar as técnicas básicas do karatê-do, ensinadas nas escolas secundárias, diferenciando assim das técnicas ensinadas nas universidades.

O HEIAN SHODAN ,é o primeiro kata da série Heian. É composto de 21 kyodos (movimentos) de golpes, sendo nove destes de defesa na postura ZENKUTSU DACHI ,quatro golpes de defesa na postura de KOKUTSU DACHI e oito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI. O kiai aprece no kyodo 9º e 17º.
O segundo kata é conhecido como HEIAN NIDAN. Possui 26 kyodos,(movimentos) executados em 2 posturas ( ZENKUTSU,OU KOKUTSU )ao tempo de aproximadamente 1(um) minuto, sendo o kiai emitido no 11º e 26º kyodos. O objetivo assemelha-se ao 1º kata ou seja firmeza de base, equilíbrio e potência de golpes, porém apresenta também trabalhos de coordenação motora, velocidade e agilidade. O terceiro kata é conhecido como HEIAN SANDAN e possui 20 kyodos e o kiai é emitido no 10º e 20º kyodos. Possui técnicas que possibilitam que o praticante liberte-se de agarramentos por trás e técnicas de giro de corpo que facilitam esquivas para outros tipos de agarramentos. Suas técnicas são executadas nas bases ZENKUTSU DACHI, KOKUTSU DACHI, e KIBA DACHI. o seu tempo de execução registra-se em torno de cinquenta (50) segundos. O quarto kata é provavelmente dentre os elementares, o que apresenta o maior grau de dificuldade. O forçamento excessivo por parte do praticante, acarreta erros no EMBUSEM. O trabalho com a agilidade, objetividade e mudança de ritmo, são os seus objetivos principais nas variadas sequências técnicas de golpes. É conhecido como HEIAN YONDAN e possui vinte e sete (27) kyodos e o kiai é emitido nos movimentos 13º e 25º. O seu tempo aproximado é de quarenta e cinco segundos (45") . O quinto kata é conhecido como HEIAN GODAN e possui 23 kyodos, e o kiai é emitido no 12º e 19º movimentos. A sua execução total, demora aproximadamente sessenta segundos (60").