Originalmente constituída de dunas, mangues e restinga, a vegetação ainda é praticamente intocada em diversos pontos da Barra. Mais para o lado do Recreio, grandes extensões verdes se destacam em meio aos prédios. Boa parte dessas áreas é particular, mas há pelo menos três parques municipais que conservam as características originais da natureza local:

Parque Chico Mendes
Bosque da Barra
Parque Zoobotânico de Marapendi

Parque Chico Mendes

Entre eles, o mais ecologicamente correto é o Parque Chico Mendes, no Recreio. Criado em 1989 como homenagem ao líder seringueira, o parque é o único que procura educar seus visitantes – principalmente as crianças, que ganham um cuidado todo especial. A educação ambiental é a principal preocupação do administrador, Sr. Agostinho, ex-guarda florestal do Ibama e ferrenho defensor da preservação da natureza.
Através de caminhadas nas trilhas que percorrem os 400 mil metros quadrados de área do parque, todos aprendem a respeitar a mata e os animais. Seriedade e simplicidade são as principais caracterísricas do Parque Chico Mendes. Numa sala de exposições, grandes vidros transparentes exibem exemplares de animais da região.


São espécies que ainda habitam o parque, como corujas-buraqueiras, gaviões- quiriquiri, gaviões-carijó, tamanduás- mirins, preás, furões, frangos-d'água, marrecas, atobás. "E agora estamos recebendo muitas espécies que vêm da Serra de Jacarepaguá, porque gostam daqui e vão ficando", explica Agostinho, mostrando um gavião que já ficou amigo das crianças.















Há centenas de flores no Chico Mendes, das mais simples às mais exóticas. A figueira serve de marco para encontros esotéricos.



Bosque da Barra


No Bosque da Barra, o passeio é uma delícia. Sem a atmosfera quase científica que se respira no Chico Mendes, a palavra-chave lá é tranquilidade. Com entrada pela Avenida das Américas, a área verde de 560 mil metros quadrados foi transformada em parque em 1961, com o pomposo nome de Parque Arruda Câmara. Pouco frequentado, até mesmo nos fins de semana, o Bosque é ideal para quem gosta de caminhar, correr, andar de bicicleta ou simplesmente passear em meio ao verde. A paz dos lagos e dos caminhos de terra, ladeados pela vegetação rasteira da restinga, só é cortada pelo barulho dos pássaros que habitam a grande área, bem no coração da Barra. O parque possui também um teatro de arena, playground, pavilhão de aniversários, churrasqueira e praça de esportes.


Parque Zoobotânico de Marapendi

O Parque Zoobotânico de Marapendi, no Recreio dos Bandeiranres, é o maior de todos: tem uma área total de 704.280 metros quadrados, dos quais cerca de 330 mil metros quadrados correspondentes à Lagoa de Marapendi. O parque é um viveiro de espécies raras e ameaçadas de extinção, e uma equipe de biólogos da Fundação Parques e Jardins se ocupa da preservação. São pitangas, araçás, cajueiros, ingás, cactus, filodendros, rabos-de-arara, figueira-brava, ipê-branco (ou pau-de-tamanco, assim chamado porque os nativos da região fabricavam tamancos com ele) – num total de 150 espécies. Ali também convivem pacificamenre jacus, tiés-sangue, sabiás-da-praia, lagartos, quatis, biguás, mergulhões, garças, marrecas e frangos d'água. O ambiente é bucólico e tranquilo, com várias trilhas para serem percor- ridas e muita sombra, oferecendo ainda aos frequentadores segurança, playground, área de jogos e equipa- mentos de ginásticas. A Lagoa de Marapendi banha o Parque Zoobotânico, no Recreio.